quinta-feira, 7 de março de 2013

O Secretário, o Cacique e os Suecos

Ocorrerá essa semana, na distante Suécia, o ‘World Forest Summit’, com participação do Brasil. Segundo informações colhidas no MMA,  caberá a representação brasileira ao Secretário-de-Mudanças- Climáticas- e- Qualidade- Ambiental- do- Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink. (Não se esqueça de levar o cartão corporativo, Sr. Secretário). Serão divulgadas as ações (?) do governo brasileiro e conhecer as experiências de outros locais (aquelas que em geral não se aplicam ou se distanciam da realidade nacional).
Como fica feio lavar roupa suja fora de casa, o Secretário certamente omitirá dados sobre a extração ilegal de madeira, o lucro total que esse ‘mercado’ gera’; a insuficiência crônica de recursos operacionais, tecnológicos e humanos para fiscalização e repressão. Mas tenho certeza que os competentes assessores do Planalto preparam um belo ‘speech’. 
 Deveriam aproveitar também e discutir se R$ 30.00,00 está um bom preço ou acima/ abaixo da tabela. Explico. Conforme fontes da Amazonia.org, numa área demarcada como reserva indígena, os índios pukobjê-gavião- com minhas desculpas caso a grafia esteja incorreta- (em uma ação mais efetiva que os engravatados do Planalto) agindo em defesa própria  apreenderam caminhões, tratores, e madeiras já cortadas. Um ato extremado, de quem não conta e não acredita nas autoridades, e pode perfeitamente ser analogicamente comparada com a (legalmente autorizada) defesa de esbulho com as próprias mãos. Destaque-se a importância do bioma, não só pelas espécies, como pelo fato de ser uma interessantíssima e rica área de transição Amazônia/cerrado.
 Fato é que agora a cabeça do Cacique da comunidade indígena está a prêmio pelo valor citado. Convertido em euros, que será que pensariam os participantes do World Forest Summit? Detalhes: na cidade ( Amarante, no sudoeste do Maranhão) , onde a extração da madeira é proibida existem (pelo menos) seis madeireiras grandes em pleno funcionamento.... E la nave va.

Nenhum comentário:

Postar um comentário