sábado, 9 de março de 2013

ESTANTE- Indicação "Manual de Direito Ambiental"- Natascha Trennepohl

ESTANTE- INDICAÇÃO
Esta sessão está defasada, por culpa e atribulações minhas. Vale a frase  ‘ o tempo é gente quem o faz’. Mas cuidarei de atualizá-la, já que há boas obras que deixaram de ser repassadas ao leitor (gosto do singular).
A indicação que faço não é um lançamento recente, mas foi para mim uma surpresa. Trata-se do “MANUAL DE DIREITO AMBIENTAL” da jurista Natascha Trennenpohl.  Um livro com claro, direto e que a autora dotada de uma fluência natural trata com intimidade os temas, em um estilo próprio que conjuga a clareza e didaticidade com a erudição no ‘ponto certo’, sem frescuras ou rebuscamentos — algo raro! Enfim, um livro para se ter na cabeceira, ou ainda, sob a mesa de trabalho. 
Destaco o capítulo em que é tratado do licenciamento ambiental nas Unidades de Conservação e a clareza com que aborda a Lei de Crimes Ambientais e seu Decreto. De brinde, ainda ganhamos uma excelente análise do direito urbanístico.  
Recomendo aos leitores a compra , com a ressalva de que talvez, até mesmo pela qualidade da obra valha a pena esperar a atualização do capítulo relativo ao Código Florestal. Uma atualização certamente virá, não obstante a obra seja tão boa que não cabe a tarja ‘desatualizada’ em face da excelência com que são tratados os demais pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário