quinta-feira, 29 de abril de 2010

" A Borboleta Azul" - José Maurício Séllos


ESTANTE – INDICAÇÃO- LITERATURA INFANTIL- EDUCAÇÃO AMBIENTAL- “A Borboleta Azul

 A indicação desse mês vai para o importante setor da educação ambiental de base, especificamente educação ambiental infantil.  “A Borboleta Azul”, de José Maurício Séllos. Editora Uniduni.
A consolidação das matizes ambientais nas diversas disciplinas e programas escolares (e não apenas em uma disciplina ou atividade isolada, como acontece por exemplo,  na ‘semana do meio ambiente’ e etc., e depois não é mais visto) é que irá assegurar uma real conscientização ambiental. As questões ambientais devem estar presentes em tudo, da matemática à educação física passando, também pela literatura("permeando") . Essa inserção curricular é que permite criar no programa escolar níveis qualitativos crescentes de conhecimento e informação ambientais. Assim, o conteúdo e conhecimento que um aluno da 1ª. Série fundamental será de menor especificidade e maior generalidade que o (“mesmo”) conteúdo que este mesmo aluno irá em um crescente desenvolvimento, perceber quando estiver na 8ª série. Significa dizer que a Escola, abraçou o meio ambiente como conteúdo permanente, tendo condições inclusive de dele tratar de maneira programada, sistemática, pedagógica enfim. Oxalá, sem demora, e sem exclusões regionais.
‘A Borboleta Azul’, é obra para o público infantil, embora esse  rótulo (como todos em geral) seja um tanto limitador. Em (apertada) sinopse, a obra  conta a história de uma borboleta que sai de um ambiente no passado —cheio de árvores, flores e animais—, viaja no tempo e, ao chegar ao futuro, se depara com um mundo completamente poluído.

A referência do tempo como fator decisivo do sucesso ou fracasso do esforço preservacionista e de sustentabilidade é evidente não só no próprio símbolo da borboleta, como no fato dela 'sair do passado '  Fica ,à toda evidência, o recado de um tempo que não pode esperar.

 Em que pese minha total parcialidade e suspeição pela obra de um tio querido, recomendo como reflexão a ser dividida – e multiplicada- com filhos, amigos, escolas, empresas.


Recentemente o livro foi adotado por uma escola de Contagem , como parte das atividades de educação ambiental da escola. A obra teve edição patrocinada pela Ale Combustíveis, que também mantém programas de divulgação, inclusive com distribuição gratuita das obras nas escolas. (mais em http://www.blogdaale.com.br/  /).

Abaixo, link com a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário